quinta-feira, 13 de novembro de 2008

ORIGEM

ORIGEM
O pentatlo moderno estreou-se nos Jogos de 1912 em Estocolmo. Os lugares do pódio foram para três suecos, mas o quinto lugar foi para o futuro general George S. Patton. O evento para mulheres foi introduzido nos Jogos de Sydney 2000.
O pentatlo moderno é um esporte olímpico praticado por homens e por mulheres, individualmente ou em equipes. Compõe-se por cinco modalidades diferentes: hipismo, esgrima,
natação, tiro esportivo e corrida.

O Pentatlo Moderno é praticado segundo categorias de acordo com a idade dos atletas. Como é um esporte que exige do atleta um excelente preparo físico e técnico, as competições das categorias são realizadas para os mais jovens em forma de Biatlo Moderno englobando corrida e natação.
Conforme o atleta vai crescendo, assim como sua forma física, técnica e sua experiência, o número de modalidades vai aumentando até chegar ao Pentatlo Moderno: entre os treze e os catorze anos, já se adiciona o tiro à lista de modalidades efetuadas. Dos quinze aos dezesseis anos, o chamado Triatlo Moderno já engloba a corrida, a natação, tiro e esgrima na sua prática. A partir dos 22 anos, e até as 40, os praticantes já se encaixam no item Pentatlo Moderno, que abrange corrida, natação, tiro, esgrima e equitação


http://pt.wikipedia.org/wiki/Pentatlo_moderno

O pentatlo moderno é um esporte criado especificamente para os Jogos Olímpicos como um desejo do criador dos Jogos modernos, o barão Pierre de Coubertin. Disputado pela primeira vez em 1912,Coubertin inspirou-se em uma prova de pentatlo dos Jogos Olímpicos antigos com um modelo de provas diputado por
soldados do exército. O pentatlo moderno surgiu da experiência da cavalaria do século XIX que davam-se através de cinco atividades: uma prova com cavalos, duelo com pistolas de fogo e espada, nado e corrida.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pentatlo_moderno_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos



A origem do pentatlo moderno, lembra o mito que inspirou a maratona. Remonta à história de um jovem oficial da cavalaria francesa que no século 19 foi enviado para entregar uma mensagem em meio a uma batalha.

O barão de Coubertin o pentatlo moderno, composto por provas de equitação (5000m com obstáculos), esgrima, tiro, natação (300m livre) e corrida cross-country, para estrear nos jogos de Estocolmo.

A Suécia dominou na primeira aparição da nova modalidade, mas o destaque ficou por conta do quinto colocado um soldado norte-americano George Patton, Jr.

O soldado viria a ser o general Patton, uma das grandes lideranças dos aliados na Segunda Guerra Mundial.

http://www1.folha.uol.com.br/fol/olimpiadas/lm19121.htm

Um comentário:

Allany disse...

Esgrima – É praticada desde a Antiguidade, como forma de combate. No século XIX tornou-se, oficialmente, um desporto. Na Europa chega a ser quase encarada como uma arte.

As estatísticas dizem que existe quase um milhão de apaixonados pela esgrima, e 7395 (segundo o site oficial dos Jogos Olímpicos de Pequim) têm licença internacional e participam em competições de alto nível.

A esgrima esteve presente em todos os Jogos Olímpicos modernos e é uma das modalidades mais técnicas e tácticas. Utilizam-se três tipos de armas: sabre, florete e espada.



Ginástica Artística – A ginástica vem já da Antiguidade, nascida na Grécia, onde se elevava a mente através do exercício físico.

Na história contemporânea o berço da ginástica artística encontra-se na Alemanha, com a invenção das barras e do cavalo e a criação das “sociedades de ginástica”. Espalhou-se depois pela Europa e o Canadá foi o primeiro país “não europeu” a praticar. No século XX deu-se um grande desenvolvimento da modalidade.

Está ligada aos Jogos Olímpicos desde a Antiguidade e esteve presente em todos os “modernos”. As mulheres, porém, só entraram nas competições a partir de 1928.

É a disciplina mais popular das competições da Federação Internacional de Ginástica.



Ginástica Rítmica – O compositor Emile-Jacques Dalcroze desenvolveu a ideia e, nos anos 20, Von Laban, Marie Wigman e Henrich Medau colocaram-na em prática, sendo pioneiros nesta modalidade.

As competições de ginástica rítmica iniciaram-se na URSS, com campeonatos nacionais desde 1948. Em 1961 foi reconhecida como disciplina da ginástica, sendo sempre muito popular (nos campeonatos mundiais participam cerca de 60 países!).

Estreou-se nos Jogos Olímpicos em Los Angeles, 1984. Nesta modalidade a coreografia é essencial. É um desporto muito rigoroso e competitivo e quase exclusivamente feminino.

Olimpicamente, os países de maior sucesso, ou seja, que já obtiveram mais medalhas, são a Rússia e a Ucrânia. Este ano temos um recorde: a espanhola Almudena Cid Toscado vai participar pela quarta vez!




Trampolim – EUA, pós IIª GM: iniciam-se as competições de trampolim e começa a sua expansão pela Europa.

Apesar de ser um desporto “autónomo” é muito utilizado no treino de outro, tais como a ginástica e os saltos para a água.

Em 1996, apresentou-se em Atlanta e tornou-se um desporto olímpico em Sidney (2000), com a Rússia a arrecadar o primeiro 1º lugar.